Incêndios em sistemas fotovoltaicos são raros, mas não incomuns. Tanto que com alguma frequência são notícia na mídia. Mas como evitar esse tipo de acidente em seu projeto de energia solar?
A resposta está totalmente relacionada à contratação de empresas de instalação capacitadas e a utilização de equipamentos e tecnologias seguras, que possam preservar a vida e a propriedade dos clientes.
“Na Abasolar Brasil nunca tivemos um incidente, e olha que são de 200 projetos executados”, conta o engenheiro Igor Felipe Corsi Nascimento, da área de projetos da empresa.
Segundo o engenheiro, além de utilizar equipamentos de marca referência no mercado, a empresa investe na qualificação de seus profissionais. “Muitas vezes o acidente acontece porque o dimensionamento foi mal feito ou por falhas nos pontos de conexão”, aponta, lembrando que a realização de vistoria é fundamental para garantir a segurança do sistema.
A evolução na tecnologia empregada também tem ajudado a minimizar riscos. “A utilização da tecnologia de microinversores, em substituição aos inversores strings, tem garantido mais segurança aos projetos”, destaca Igor, lembrando ainda que na Abasolar Brasil todas as etapas do projeto são feitas tomando os cuidados necessários para garantir eficiência na geração de energia e segurança ao imóvel e aos moradores.